Localização de Barra da Estiva

Clique na imagem para amplia-la
Conhecido como o "Portal da Chapada", o município de Barra da Estiva, pertence a zona fisiográfica da Chapada Diamantina, tendo seu território totalmente incluído no polígono das secas. Situa-se na parte centro-oeste do Estado da Bahia e faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas.
A sede municipal possui as seguintes coordenadas geográficas: 13°37’38” de latitude Sul e 41°19’37” de longitude oeste. Rumo partindo da capital do Estado, da qual dista em linha reta - 317Km.
Área
Limita-se com Jussiape, Ituaçu, Contendas do Sincorá, Iramaia, Ibicoara, Boa Nova e Manoel Viturino.
Clima
O clima é salubre. A temperatura da sede apresentou em 1956, os seguintes dados: média máxima 28°C, média mínima 18°C e, média compensada 23°C. Registram-se chuvas no período de novembro a janeiro.
Hidrografia
Hidrografia
Os principais rios são: O do Sincorá, rio de Contas e do rio Paraguaçu. O rio Paraguaçu, nasce no Brejão do Distrito, onde é conhecido por Paraguaçuzinho; sua nascente é um simples filete de água com 4 metros de largura, onde toma o seu verdadeiro nome de Paraguaçu. O rio Paraguaçu segue para o município de Mucugê e outros municípios, num percurso de 580Km, até desembocar na Baía de Todos os Santos. E um dos mais importantes rios do Estado, tendo vários fatos históricos se passados em suas águas.
Bairros
Os bairros de Barra da Estiva são: Centro, Rua Nova, São Felix, Santo Antônio, São Jorge, Alto México, Alto da Barra, Alto Alegre, Abrigo, Bairro das Nações, Subestação, Geraizinho.
Tecnologia
A cidade é atendida por duas operadoras de telefonia celular nas tecnologias GSM/CDMA (VIVO) e GSM (CLARO).
No serviço de Internet a população é atendida pelas operadoras de celular e por provedores locais, que além de disponibilizar sinal para a sede do município, ainda atende algumas cidades circunvizinhas ao município.
Turismo
Os pontos turísticos do município são: A Serra do Sincorá, do Cocal, do Espigão de Taquari, a cachoeira do Bom Jardim, Poço do Meio Dia, Pontilhão Ponto Velho, Pinturas Rupestre do Camulengo, Nascente do Rio Paraguaçu, o Morro do Ouro com cerca de 1.250 metros de altitude, e o Morro de Santa Bárbara (Morro da Torre).
Festas populares
As festas populares são: Festas Religiosas e tradicional: micareta, que atrai grande número de visitantes para a cidade, realizado sempre no mês de abril, festa de São João. Carnaval, Natal e ano novo.
Pratos típicos
Os principais rebanhos são: Bovino, caprino, eqüino, ovino e suíno.
Economia
O solo do município tem como riquezas, jazidas minerais de alimen, cristal de rocha, diamante, ouro e pedra calcária, estando sendo explorados em pequenas escalas o ouro e o diamante. A vegetação é rasteira predominando as terras da caatinga. Há no município madeira para construção (pau-d’arco, umburana, baraúna, mucuipá, etc.) plantas medicinais (catuaba, sabugueiro, capaíba, jurubeba e outros.) frutos oleaginosos (mamona e ouricuri.) O café como principal cultura, cereais e a pecuária.